Cidades

Filas e alta procura por testes para Covid-19 em SG e Niterói

Publicado 12h16. Atualizado às 17h48.

Imagem ilustrativa da imagem Filas e alta procura por testes para Covid-19 em SG e Niterói
Movimentação foi grande na unidade do Zé garoto nesta segunda. Foto: Alex Ramos

Quem escolheu a manhã desta segunda-feira (10) para procurar unidades de testagem para a Covid-19 precisou de paciência nas unidades tanto de Niterói quanto de São Gonçalo. Nesta sexta-feira (7), o número de pessoas procurando por diagnósticos da doença foi grande no centro de triagem do Zé Garoto, na região central de São Gonçalo.

A movimentação de pessoas gerou uma longa fila que se formou nos arredores do Centro de Triagem de São Gonçalo à procura dos testes. O prefeito da cidade, Capitão Nelson (PL), esteve no local e ouviu reclamações dos moradores além de tentar agilizar o atendimento no local. Mesmo com o grande número de pessoas e feriado na cidade, o atendimento foi considerado rápido por algumas pessoas que aguardavam na fila. Uma reclamação comum, no entanto, foi a falta de orientação para as pessoas do lado de fora.

"A fila está um pouco desorganizada. As pessoas entraram e depois que já estavam lá dentro, o pessoal do unidade mandou todo mundo sair e aguardar no lado de fora. Ninguém nos deu orientação", disse Geruza Resende, de 51 anos. O chefe do Executivo se justificou ainda sobre os trabalhos e a alta procura pelos diagnósticos.

"Nos últimos dias trabalhamos até as 17h com a realização de testes, incluindo domingo e hoje [segunda], que é feriado. Trabalhamos com este ponto no Centro de Triagem e outro no Pronto Socorro", alertou. Ele também informou que na próxima terça-feira (11) serão inaugurados novos pontos de testagem na cidade.

"A partir de amanhã [terça] teremos uma tenda na Praça Zé Garoto e mais cinco pontos de testagem, na Clínica Barro Vermelho, PAM Coelho, Clínica do Mutondo. São sete pontos ao todo que nós vamos fazer esta triagem. Isso tudo para atender esse aumento assustador na demanda", disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo a procura pelos testes aumentou na primeira semana do ano. O Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, realizou, nos primeiros quatro dias da última semana, 1.884 pessoas, sendo 769 positivados – cerca de 40%. Em todos os locais, os testes são realizados por ordem de chegada. Até 12h30 desta sexta-feira (7), foram realizados 310 testes.

Vacina

Por ser feriado na cidade, a Prefeitura de São Gonçalo informou que retoma o calendário de vacinação a partir desta terça-feira (11). Nesta segunda-feira (10), não há postos funcionando para a imunização contra a Covid-19.

Segundo o órgão, 13 locais de atendimento voltam a funcionar após o feriado com vacinação a todos os gonçalenses com mais de 12 anos para a primeira e segunda doses, que está sendo aplicada com intervalo de 21 dias. A dose de reforço, para os moradores com mais de 18 anos, é aplicada com quatro meses de intervalo. 

O imunizante da Janssen está sendo aplicado nos moradores com mais de 18 anos e que têm intervalo de mais de dois meses da dose única. A dose adicional dos imunossuprimidos está sendo aplicada naqueles que têm mais de 28 dias de intervalo da segunda dose. E a dose de reforço está sendo aplicada naqueles que já tomaram a dose adicional há mais de quatro meses.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos. 

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente.  

Niterói

Agentes orientaram o tráfego próximo da unidade. Foto: Alex Ramos

Já em Niterói, para ajudar na demanda, a prefeitura retomou o serviço de drive-thru para quem foi até o campus da UFF, no Gragoatá, também na manhã desta segunda (10). A fila de veículos para a realização dos testes tomou a pista da direita da Avenida Visconde do Rio Branco da porta da universidade até a altura da estação das Barcas, no sentido Icaraí. No entanto, não houve registros de grandes transtornos no trânsito no trecho. Agentes orientaram motoristas na região.

Motoristas que já estavam próximos ao local dos testes relataram que ficaram cerca de 1h30 na fila de carros. O servidor público Jorge Barbosa da Cruz, de 47 anos, explicou que já estava agendado para realizar o exame em uma drogaria, no entanto, ele descobriu sobre o teste na UFF nesta manhã.

"Eu fiquei sabendo pela televisão e já estava agendado em uma drogaria da rede particular. Pagaria R$ 110. Para mim faz falta", resumiu.

Para a realização dos testes de Covid-19 na cidade, a prefeitura informa que será preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência do município. Para evitar aglomerações e exposição ao vírus, a Secretaria Municipal de Saúde orienta ainda que a população baixe o aplicativo Dados do Bem em seu celular e realize o agendamento da testagem seguindo as orientações do próprio aplicativo. O serviço já está disponível na plataforma.   
O município apresentou aumento no número de casos da doença nas últimas semanas. O órgão reforça ainda que casos sintomáticos realizem o teste a partir do primeiro dia dos sintomas. Pessoas assintomáticas, que tiveram contato com caso confirmado de Covid-19, devem realizar a coleta entre o 5º e 7º dia após a data do último contato.

Além do drive-thru, o município oferta testes rápidos de antígeno para Covid-19 nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família. Já o teste swab para RT PCR é realizado nas 8 Policlínicas Regionais e na Unidade Básica Centro. A partir da próxima semana os testes serão feitos de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até às 16h. As unidades de urgência e emergência testam somente os pacientes com indicação de internação e gestantes com sintomas respiratórios.

Demora

A Policlínica Sérgio Arouca, em Santa Rosa, é mais um dos pontos que sofreu com a demora no atendimento na manhã desta segunda-feira. Alguns moradores explicam que chegaram na fila antes das 8h da manhã e às 12h ainda não haviam sido atendidos.

Algumas pessoas, inclusive, deixaram as filas por não ter comprovante de residência em seu nome ou em nome dos pais. No site da Prefeitura de Niterói, é destacado que é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência.

De acordo com pessoas na fila de vacinação, apenas três funcionários estão trabalhando na unidade. Perguntada sobre a demora no atendimento, a Prefeitura de Niterói informou que houve grande procura por testes no local. Apenas na parte da manhã, a unidade realizou 100 testes.

< Táxis mais caros na cidade do Rio a partir desta terça Após revelar tumor, clubes e amigos prestam apoio a Roberto Dinamite <